SELEÇÃO NO NORDESTE: Pernambucano, João Rafael é referência para novos atletas nordestinos

 
João Rafael Barros foi recentemente contratado pela equipe italiana  Molfetta Volley, a primeira experiência em  um clube fora do país reflete o bom trabalho realizado no Minas, ao qual  era peça importante do esquema do técnico Nery Tambeiro.

Hoje o atleta  colhe  bons frutos no esporte e sobrevive exclusivamente do voleibol, mas nem sempre foi assim, a mãe, Ana Patrícia, conta que conciliar os estudos com a rotina esportiva não era  muito fácil: “Foi um pouco difícil, tive muitas dificuldades. Ele teve que abdicar de vários dias de aulas para ir a um jogo, adiando provas, testes e trabalhos. E quando acabava a temporada de jogos, tinha que correr muito para recuperar o programa escolar.”

O amor pelo vôlei é tão grande que o atleta chegava a sonhar com  a modalidade: “Uma certa noite, João sonha jogando vôlei e falou alto: "olha o saque" "vai vai vai". Frases inerentes ao jogo. E eu acordei, pensando que eu estava assistindo um jogo dele, conta a mãe.”

Orgulho e exemplo para nova geração do vôlei nordestino o atleta faz questão de lembrar de onde veio: “Sempre carrego o nome de Pernambuco para onde vou, porque sei da tradição. Onde chego, todo mundo comenta dos jogadores de sucesso que saíram daqui do Estado. É uma motivação enorme para mim, pois a meta é me igualar a eles”, garantiu, referindo-se a nomes como Pampa, Dani Lins e Jaqueline em entrevista para o - Folha PE.  




Normalmente os eventos internacionais não passam no Nordeste, o que frustra os torcedores da região e consequentemente impede que os familiares torçam de perto. Com a possibilidade de acompanhar a equipe  que representará o país nos jogos Pan-Americanos de Toronto nos amistosos  que acontecerão em 3 capitais nordestinas: Natal (04/07), Fortaleza (06/07) e João Pessoa (11/07), mães, pais e tios não escondem a felicidade e realização que será acompanhar de perto a equipe. A avó materna do pernambucano é uma das torcedoras que não esconde a felicidade e expectativa.

"A minha expectativa é grande e a emoção maior ainda. Fico até com dificuldade de expressar-me. Estou muito ansiosa e contando os dias para vê-lo jogando. Rezarei muito pedindo proteção e vitória para o Brasil, mas confesso que sem receio nem pudor vou gritar o nome dele como toda boa torcedora e fã", disse dona Lourdes.

O ponteiro também fez consideração sobre a preparação para o Pan e jogos na região Nordeste: “Tem um tempo que estamos treinando, mas esta série de amistosos serão fundamentais para o nosso crescimento, para pegar ritmo de jogo. Teremos arbitragem oficial e um adversário de alto nível que também estará na competição. Há detalhes que só conseguimos ajustar jogando. No Nordeste, onde tudo começou para mim, jogar com a presença de amigos e familiares torcendo, me deixará muito feliz. Normalmente os torneios internacionais não passam por lá, mas tenho certeza que a torcida fará uma bela festa. - disse o ponteiro.

Quem quer saber um pouco mais sobre a carreira do Pernambucano pode conferir a matéria produzida pela Folha PE.
http://www.folhape.com.br/blogdeprimeira/?p=126609
O início no vôlei aconteceu quase que por acaso. No começo, os treinos eram apenas parte das atividades que João Rafael, então com 15 anos, praticava na educação física do colégio, quando ainda era aluno do Motivo. Em nenhum momento passou pela cabeça do jovem estudante que aqueles saques despretenciosos lhe renderiam uma carreira de sucesso no voleibol. 

Hoje, aos 22 anos, o ponteiro comemora a primeira convocação para a seleção brasileira adulta de vôlei: irá se juntar ao grupo que representará o País na temporada 2015, que terá como compromissos a Liga Mundial, o Campeonato Mundial Sub-23 e os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, entre os dias 10 e 26 de julho.
 
A primeira oportunidade de defender o País veio em 2009. Após se destacar pela seleção pernambucana no Campeonato Brasileiro de Vôlei, disputado em Limoeiro, no Agreste do Estado, o pernambucano chamou a atenção de Percy Oncker, treinador da categoria infanto-juvenil da seleção brasileira na ocasião. A competição rendeu a João uma temporada de treinamentos em Saquarema, no Rio de Janeiro. No período, o atleta ainda fechou contrato com o Pinheiros, de São Paulo. “Foi uma experiência incrível para mim. Tínhamos um time forte e isso me fez crescer muito”, contou o jogador.

Representando as cores verde e amarela, João disputou o Mundial infanto-juvenil, na Rússia. “Foi o momento de aprender outro tipo de vôlei. Éramos novos e jogamos com meninos muito maiores, isso assustava. Foi naquele momento que tive que aprender a lidar com o medo”, revelou João. Após retornar do Mundial e ainda passar quase três anos no clube paulista, foi contratado pelo Minas Tênis Clube – um dos principais do Brasil -, onde amadureceu e se tornou ainda mais reconhecido no esporte.

Quando ainda atuava em solo pernambucano, João Rafael conseguiu se destacar e até somar títulos. Pelos Jogos Escolares, em 2007, garantiu o terceiro lugar atuando pelo Colégio Motivo. No mesmo ano, em Campina Grande, foi campeão dos Jogos da Amizade

Um comentário:

  1. O Canuto não está na lista do Pan. Sabem se é por lesão ou opção da CT?

    ResponderExcluir