PROTESTO UNIFOR: A realidade do descaso e desinteresse com o trabalho da equipe universitária cearense



Os times nordestinos vêm a anos tentando se consolidar e ganhar uma representatividade no  cenário nacional, mas essa  busca parece ser, apenas dos atletas e comissão técnica. Abaixo um texto sobre a Unifor- equipe universitária cearense, a primeira do Nordeste a conquistar uma vaga para Superliga, mas que infelizmente não pode ocupar a vaga por motivos de patrocínio. Segue um protesto que divulgar a história de desinteresse da universidade cearense com o trabalho dos atletas.

 Os times da UNIFOR têm mais de uma década de formação e sempre com grandes resultados, o masculino e o feminino ganharam quase 90% dos campeonatos cearenses adultos na ultima década e vem sempre sendo o grande espelho do voleibol adulto de quadra do Ceará e do Norte-Nordeste.

A UNIFOR sempre priorizou os resultados universitários, dando toda a sua estrutura física que é espetacular [Ginásio, Academia que todos sabem que é de alta qualidade], porém é uma estrutura feita mais para o curso de Educação Física do que para os atletas, que assim já existindo podem usufruir.

 A principal ajuda que eles oferecem é a bolsa de estudos que varia de 30 a 50%. Com o passar do tempo e bons resultados apareceram, em 2008 na fase final da Liga Nacional que ocorreu em Fortaleza, o time masculino conquistou dois feitos inéditos para o Norte-Nordeste, o primeiro time a chegar a semifinal de liga nacional e depois o primeiro a subir no pódio, conquistamos o bronze com uma vitória sobre Foz do Iguaçu, time que na época participava da Superliga. Em 2010 veio o grande resultado da UNIFOR, com o vice-campeonato da Liga Nacional em Pomerode – SC, no qual a final ocorreu com transmissão do Sportv em jogo contra o time de Volta Redonda que era representado pelo time de Niterói, porém o grande feito dessa conquista foi o convite para a Superliga A e poder ser o primeiro time do Norte-Nordeste a participar. O que aconteceu? A instituição ignorou de forma rápida e seca o convite, disse que era um projeto muito caro e que iria prejudicar as outras modalidades esportivas.

Para quem não conhece a instituição UNIFOR, que faz parte do grupo empresarial Edson Queiroz é um conglomerado de empresas. O grupo leva o nome do empresário cearense Edson Queiroz sendo um dos maiores grupos empresariais do Nordeste do Brasil. Entre as suas principais marcas estão: Nacional Gás Butano; Paragás; Indaiá; Minalba; Esmaltec; Midol, ou seja, falta de verba não é desculpa, na verdade é falta de interesse, além de tudo eles vetam qualquer tipo de investimento externo, nem ao menos tínhamos condições de arranjar patrocinador que a instituição proibia. Nem um apoio maior aos atletas, como um aumento na porcentagem da bolsa foi dado, vergonhoso já que sabemos que a maioria das universidades ajudam com muito mais, na maioria com bolsa integral e a maior universidade particular do Norte/Nordeste não tem condições fazer igual?

Em 2011 veio novamente o convite para a Superliga B e novamente foi recusado, convite concedido para a UFC, como representante do Ceará. As desculpas foram as mesmas e o desinteresse igual. Agora recentemente com o 3º lugar do masculino em Chapecó e o 4º lugar do feminino em Brusque as duas equipes foram convidadas para a Superliga B, alguém sabe qual foi o resultado? Novamente já recusaram o projeto, porém os atletas já estão cansados de serem tão mal tratados com desinteresse pela universidade que o mínimo que podemos fazer é divulgar esta história e esperar por um milagre.

Recentemente o Ceará vai ter uma equipe no NBB [campeonato nacional de basquete] e o time que é patrocinado pela SKY e pelo Governo Estadual do Ceará, vai ter os jogos realizados na UNIFOR, que não tem nenhuma relação com este time, a universidade deu uma “ajuda” de 2 milhões. Então quais são os critérios que os dirigentes da universidade usam? Com que estímulo e como os atletas das equipes de vôlei fazem para continuar a jogar em um local que sabem que não podem crescer evoluir e nunca vão ser recompensados por terem os grandes resultados esportivos que a universidade consegue?

Entre as principais conquistas estão:
Masculino:
JUB´S ou Olimpíada Universitária – 2º na 1ª divisão em 2009 / 3º lugar geral em 2002 / 4º lugar em 2004.
Liga Universitária – 2º lugar em 2006 / Campeões da fase Norte-Nordeste em 2007 e 2012
Liga Nacional – 3º lugar em 2008 / 2º lugar em 2010 / 3º lugar em 2012 (Campeão da Fase Nordeste)
Feminino:
JUB´S ou Olimpíada Universitária – Campeão da 1ª divisão em 2008
Liga Universitária - 3º lugar em 2011
Liga Nacional – 4º lugar em 2012



Um comentário:

  1. Completamente um absurdo, eu que só ex-atleta e Pai de um futuro atleta das categorias de base do Voleibol fico muito preocupado com essa evolução contraria do voleibol Cearense, afinal de conta em uma reunião na secretaria de esporte estadual foi enfatizado pelo Gony Arruda então secretario de esporte o grande investimento no Basquetebol Cearense, fiquei naquele instante mais ainda decepcionado devido o nosso secretario nem ao mesmo pronunciar o nome voleibol, e tem mais aproveitou uma solenidade de premiação fajuta dos nossos atletas que foram vice-campeões das Olimpíadas Escolares Brasileira 2012, para alto se promover sem ao mesmo dar verdadeira importância ao esporte que mais cresce no Brasil, menos no Ceará é claro, mas como só um bom esportista e acredito que com essa nova eleições têm que ter esperança em nomes de políticos que se faça importante o nosso voleibol Cearense.

    ResponderExcluir